O cozinheiro
terça-feira, julho 08, 2003
  Farfalle com cogumelos frescos

O frigorífico revelou um tesouro: uma embalagem de cogumelos. Ainda dentro do prazo. Hmmmmmmm.

Numa tábua de madeira, uma longa faca das melhores e inoxidáveis famílias traçam já o incontornável destino dos ditos fungos.

-- É melhor pores o avental. A Rosa é solícita e puxa-me o avental de ganga por cima da cabeça. Fá-lo sempre antes de pôr a água ao lume para as massas e antes que eu ponha nódoas na roupa. Cozê-las é, normalmente, uma tarefa dela. Ninguém as consegue cozer no mesmo ponto, aquele ponto. Pelo menos eu não me atrevo, nunca, a usurpar-lhe as funções.

No wok, colocado a postos, sorriem já um ou dois dentes de alho, finamente cortados. Chapinham num fio do mais fino azeite virgem de Moura.

Quando o lume brando se torna insuportavelmente intenso para os alhos e, precisamente no momento antes de começarem a ficar castanhos, junto-lhes os cogumelos. Deixo-os aquecer um bocado, mexendo-os com uma colher de pau, que nunca deve repousar durante todo o processo.

Adiciono pimenta e noz moscada. E sal para fazer os cogumelos suar. Rega-se com Xerez (seco ou doce, depende do estado de espírito) e em pouca quantidade, sempre dependente do líquido que os cogumelos largam.

Entretanto polvilho tudo com coentros picados (congelo-os normalmente inteiros e frescos. Um dia destes, revelarei aqui como se tem sempre ervas "frescas" e com aroma).

Entretanto, as farfalle cozidas e escorridas. É só juntá-las aos cogumelos no wok e mexer tudo em lume muito brando.

A ter em conta: os cogumelos perdem volume - encolhem. Por isso, é preciso ter atenção às quantidades. No final, não devem estar propriamente afogados em molho, mas também não devem estar totalmente secos.

O que é realmente bom nesta receita é que, se for necessário, pode ser repetida todos os dias com outras massas e outros produtos da horta. Por exemplo, penne com brócolos salteados ou fusilli com espargos verdes , entre, provavelmente, milhares de outras combinações. Por outro lado, não demora tempo nenhum a preparar. O jantar fica resolvido em quaisquer 20 minutos. O ideal para aqueles dias tão neurativos – ou será neurógenos? há alguma expressão portuguesa para causador de neura? Rosa ajuda-me! – em que nem apetece ir jantar fora.

 
Comments: Enviar um comentário



<< Home
Ó subalimentados do sonho, a poesia é para comer!
Natália Correia

Posts mais frescos

Outras iguarias d'O Cozinheiro

Fragal

Lisboa

Paragens

A bicicleta dos dias ímpares

A vida é larga

Baixa-Shiatsu

GLLOSS

Mais actual bate mais forte 

Ora blogues

Rain Song

Um bigo meu

Tradução Simultânea


Outras blogosferas

   
Outras cozinhas...

Anthony Bourdain

Petiscos

Gastronomia

Atravessando o Atlântico
 
... e adegas

Vinhos online

Instituto dos Vinhos do Douro e Porto

Vinhos do Alentejo

Dão


Curiosidades

Nobody here
   

Frigorífico
julho 06, 2003 / julho 13, 2003 / julho 27, 2003 / agosto 03, 2003 / agosto 10, 2003 / agosto 31, 2003 / outubro 19, 2003 / janeiro 22, 2006 /


Powered by Blogger